Emagrecendo com Saúde
A Dieta Low Carb é uma dieta que tem baixa quantidade de carboidratos, no entanto, ela ajuda você a emagrecer devido a essa redução de carboidratos.
Neste artigo você vai:
Entender como funciona, o que é e o que comer. Além disso, iremos falar das frutas, queijos, bebidas entre outras. Veja abaixo:
A Low Carb não é considerada tão radical, no entanto, ela pode trazer vários benefícios para sua saúde, além disso, ela está em alta e várias pessoas estão aderindo.
Dá para comer bem sem nem perceber que está fazendo dieta.
Low significa “baixo” e Carb seria a abreviatura de “carboidratos”.
São programas alimentares que diminuem a ingestão de carboidratos.
Por outro lado, eles são encontrados nos alimentos, frutas, verduras entre outros, e aumentando assim os índices de proteínas e gorduras boas.
A dieta das proteínas é muito radical, sendo assim, temos que tomar cuidado para não sobrecarregar rins e fígado.
Temos na Low Carb um cardápio aprovado e receitas fáceis de fazer.
Veja Abaixo:
Dá para comer bem sem nem perceber que está fazendo dieta.
Agora vamos falar um pouco dos alimentos permitidos.
Vale ressaltar que quase todos os alimentos são permitidos, mas com alguma modificação.
Por exemplo:
Carne de verdade (in natura) elas são zero carboidratos, então, não compre carnes já temperadas, faça o tempero em casa é bem melhor e mais saudável.
A maioria das linguiças contém açúcar e amido na composição, certamente é melhor evitá-las ou verificar quais tenham menos amido e açúcar.
Salsichas e nuggets não são consideradas carne e além disso, estão cheias de amido.
Resumindo: Peixes como o salmão, sardinha e truta, crustáceos, frango, porco, boi, cordeiro, peru, vitela, são ótimas opções e bacon por exemplo!
Não se preocupe com a gordura da carne, então, coma suas carnes favoritas e na quantidade que quiser.
Se você não gosta de uma saladinha, talvez a dieta Low Carb não seja a melhor opção para você.
Eu nunca gostei muito de salada, no entanto, eu fui me adaptando, e hoje acho que é um item importante para ter sucesso.
E se não gosta, faça um esforço. O mais importante é incluir aos poucos e você vai se habituando com a salada.
Então, comece devagar, veja a verdura que você acha que dá para comer, depois disso, faça um tempero gostoso com azeite e vinagre (o balsâmico também é uma opção), e assim você vai adquirindo o hábito.
Mude devagar um passo e depois o outro que você vai conseguir.
Saladas permitidas: o alface, a rúcula, o agrião, escarola, a acelga, a chicória, a couve, o repolho, o espinafre, a abobrinha, o brócolis o tomate, a cebola, o alho, o pimentão, a alcachofra, o chuchu, os aspargos, o palmito, o rabanete, o pepino, a berinjela, o quiabo, a vagem e a couve-flor.
Uma observação: a batata, a cenoura , a beterraba e a mandioca: apesar de serem deliciosas são cheias de carboidratos.
No entanto, se precisar emagrecer, não coma até chegar ao seu peso ideal, e posteriormente, vá incluindo aos poucos e vai vendo como seu peso reage.
Frutas são em geral ricas em carboidratos, além disso, nelas contém a frutose.
Se precisa emagrecer muito, passe os primeiros quinze dias sem frutas e então, vá administrando comendo em pouca quantidade, enquanto isso, veja como o seu corpo reage.
Se você não consegue ficar sem frutas? Então veja as frutas permitidas na Dieta Low Carb.
Ovos são incrivelmente práticos sendo eles cozidos, mexidos ou fritos. Além disso, você também pode colocar ovos cozidos nas saladas, levar de lanche, colocar na sopa ou em um cozido .
Tem pessoas que tem dificuldade em consumir ovos, contudo com o passar do tempo fica fácil.
Todos os queijos têm um pouco de carboidratos, alguns mais, outros menos. Assim, se precisar perder peso evite os queijos brancos queijo frescal, ricota e cottage, que tem maior índice de lactose, que é o açúcar do leite.
Nata ou creme de leite é outro ingrediente bom na Dieta Low Carb. O creme de leite de latinha é o que tem zero carboidrato. Fica a dica.
Nozes, castanhas do caju e castanha do Pará, macadâmia, amêndoas e pistaches.
Se você precisa perder mais que 10 quilos ou quer perder peso rápido, é melhor não abusar dessas sementes e nozes.
Eu uso azeite de oliva e manteiga, contudo, para as frituras de carne ou refogar vegetais, a manteiga é mais recomendada.
Azeite é ótimo para temperar saladas com balsâmico ainda fica melhor, além disso, a banha também pode ser consumida.
Óleo de coco também pode ser usado só que são bem caros.
Sal, pimenta, orégano, pimenta, cebolinha, alho, canela, coentro (para quem gosta), cominho, hortelã, gengibre, louro, manjericão e tantos outros fazem parte de uma comidinha low carb.
Mas os temperos industrializados do tipo Sazon e Knorr levam açúcar, amido, conservantes e corantes, portanto, é melhor não os usar na sua dieta.
Condimentos, como mostarda amarela, ketchup, molho inglês e molho shoyu são ótimos para alguns pratos Low Carb e além disso, tem poucos carboidratos.
É comum esses condimentos/temperos terem um pouco de açúcar, mas isso não vai impactar nada na sua dieta, porque certamente são consumidos em pouca quantidade e com pouca frequência.
Acima de tudo, verifique que em algumas marcas não tem açúcar, então vale a pena verificar os rótulos das embalagens.
O mais importante para começar a fazer a Dieta Low Carb é você procurar por um profissional (médico ou nutricionista) para ter um acompanhamento, além disso, faça um check-up para ver se todos os exames estão em dia, ok?
Aqui você terá uma idéia de como é a dieta, mas lembre-se que acima de tudo, é preciso ter foco para você conseguir os resultados desejados.
Comece aos poucos, vá introduzindo as receitas Low Carb no seu dia a dia e você vai ver que é fácil.
Quando eu comecei com a Low Carb , fiz a receita do Pão de Forma e vi que era maravilhoso e que dava para substituir pelo pãozinho francês. Hoje já não ligo muito para o pão francês.
Teste as receitas, são várias que você pode fazer e além disso, são fáceis e rápidas, sem ficar perdendo muito tempo na cozinha.
Tem vários benefícios, vou citar alguns deles:
Para esclarecer! Todo carboidrato se transforma em açúcar no sangue e toda vez que a taxa de açúcar do nosso sangue sobe, além disso, o pâncreas produz um hormônio chamado insulina, que é para reequilibrar o nosso organismo.
Desse modo, quando esses picos de açúcar passam a ser muito frequentes, o corpo pode desenvolver resistência à insulina.
Portanto, as pessoas podem ter diabetes. Contudo, ao priorizar alimentos com menor índice glicêmico, você evita esses índices alto de açúcar e consequentemente, também previne a diabetes.
No entanto, com a diminuição de carboidratos e a ingestão de proteínas, vegetais, fibras e gorduras boa causam saciedade, e consequentemente, você não sente fome.
As proteínas são consideradas, acima de tudo, nutrientes construtores, ou seja, elas influenciam nos hormônios e anticorpos.
E se você busca uma vida mais saudável, inclua porções de proteínas em suas refeições.
Como já explicamos anteriormente, quando reduzimos os carboidratos, os níveis de insulina também diminuem.
Para o corpo queimar gordura você deve reduzir a ingestão de carboidratos.
Consequentemente, ao reduzir carboidratos e inserir gorduras boas o corpo passa a utilizar parte dessa gordura como fonte de energia para as atividades diárias, dessa forma, é mais um item que contribui para a perda de peso.
Então, com a ingestão das gorduras boas, a tendência é que os níveis de colesterol fiquem mais estáveis ou até melhores.
A Dieta aposta em ingestão equilibrada de gorduras de boa qualidadee tem como resultado, em muitos casos, no aumento do HDL (colesterol bom) e na diminuição nos níveis de triglicérides.
O alto consumo de açúcar é o maior responsável pelo aumento da pressão arterial e não o sal, contudo, a alimentação equilibrada pode dar a você mais disposição e energia para enfrentar a rotina.
A dieta é uma das mais requisitadas atualmente, e muita gente tem conseguido emagrecer.
Isso não quer dizer que você vai cortar todos os carboidratos da sua alimentação e adotar essa dieta por conta própria, não é mesmo?
Se fizer isso, certamente, o corpo vai entender que precisa “economizar” suas reservas, inclusive a gordura.
Portanto, em vez de gastar vai dificultar o emagrecimento e ainda gerar a perda de massa magra.
Em primeiro lugar, uma dieta Low Carb pode causar outros prejuízos se for feita de maneira equivocada. Em segundo lugar, conheça os principais erros cometidos pelas pessoas que fazem esse tipo de alimentação.
Ao submeter o corpo a uma privação extrema de açúcares, existe o risco de haver uma diminuição no metabolismo basal, além disso, o organismo vai entender que precisa “economizar” suas reservas, inclusive a gordura.
Fazer uma dieta Low Carb significa que você deve reduzir o consumo de carboidratos e açúcares, e por outro lado, não os eliminar completamente.
Acima de tudo, eles são um dos três macro nutrientes principais para o nosso organismo, junto com as proteínas e as gorduras.
Para esclarecer, se você parar de fornecer açúcar para o seu corpo, ele vai entrar ele vai queimar gordura para produzir energia, dando origem a moléculas chamadas corpos cetônicos.
Embora esse seja o princípio da perda de peso das dietas Low Carb, a cetose (é quando seu corpo usa a gordura ao invés de usar carboidratos) consequentemente também causam sintomas como tontura, enjoo, dor de cabeça, gosto metálico na boca, mau hálito e fraqueza.
Então, em um estado de cetose prolongado, pode induzir o organismo a queimar a massa magra para obter energia.
Já que todos os carboidratos tenham açúcares, eles não são iguais, e estão divididos entre “bons” e “ruins”.
Os carboidratos ruins são aqueles que contêm adição de açúcar, como: refrigerantes, doces, pão branco e são rapidamente absorvidos pelo nosso organismo, portanto, eleva um alto índice glicêmico, por isso, que esses alimentos entram nas listas dos “alimentos proibidos”.
Os carboidratos bons, por sua vez, costumam estar presentes em alimentos ricos em fibras como: Castanhas, batata-doce, beterraba, portanto, eles levam mais tempo para serem digeridos e absorvidos.
Assim, eles não elevam a insulina e devem ser mantidos na dieta, mesmo que com consumo limitado, portanto são as principais fontes de vitaminas e minerais principalmente no caso das verduras e legumes.
Leguminosas, tubérculos, cereais integrais e a maioria das frutas têm índice glicêmico relativamente baixo; portanto, apresentam uma quantidade muito grande de carboidratos, e nas dietas eles acabam restringindo esse tipo de alimento ou até mesmo proibindo totalmente o consumo, o que nem sempre é saudável.
Um dos erros mais frequentes de quem adota uma dieta Low Carb é acreditar que qualquer alimento pobre em carboidratos pode ser consumido à vontade, consequentemente, pode levar a uma ingestão excessiva de gorduras saturadas e trans, e por isso que há um aumento nos níveis de colesterol ruim no sangue e favorecem as doenças cardiovasculares.
Portanto , embutidos, carnes processadas e cortes gordurosos de carnes devem ser evitados por serem ricos em gorduras saturadas, por outro lado, os produtos industrializados devem ficar fora da alimentação por terem gordura trans.
Além disso, consuma alimentos ricos em gorduras boas, como nozes, castanhas, sementes, abacate, coco e azeite de oliva, e dê preferência às carnes magras.
Como você pôde perceber, que a dieta Low Carb não consiste em apenas cortar o consumo de carboidratos. O mais importante, é a quantidade ideal desse nutriente e a maneira como ele é distribuído ao longo do dia variam de pessoa para pessoa, ou seja, cada indivíduo apresenta necessidades diferentes.
Além disso, os excessos no consumo de gorduras e proteínas para compensar a diminuição da ingestão de carboidratos também podem trazer prejuízos à saúde, o que torna muito arriscada a prática de seguir um cardápio pronto, por exemplo.
Em conclusão, mesmo que você saiba o que é dieta Low Carb e os principais erros que devem ser evitados, além disso, qualquer tipo de regime deve ser feito apenas com orientação de um nutricionista, garantindo assim, que todas as necessidades do seu organismo estão sendo supridas e que você não desenvolverá problemas mais sérios no futuro.
As frutas são riquíssimas em fibras, vitaminas, minerais e são também antioxidantes. Temos que tomar cuidado com as frutas que são ricas em frutose que é uma fonte de carboidrato.
Clique no link para ver as frutas permitidas e proibidas
Qual queijo pode na Dieta Low Carb? Essa é uma das perguntas mais comentadas para quem quer fazer a Low Carb. Temos um guia completo sobre os queijos permitidos e os proibidos.
Sugestão de cardápio para o café da manhã
Ela vem sendo considerada a que chega mais perto de uma alimentação normal e saudável.
Porém, quanto ao longo prazo foi comprovado a perda de massa magra, portanto é sem bom consultar um endocrinologista ou um nutricionista caso queria prolongar a dieta por muito tempo.
Veja no link mais informações sobre a Dieta Low Carb
Para resumir, os estudos e dados analisados foi comprovado a eficácia da Dieta Low Carb na redução de peso, no entanto, o aumento dos níveis de colesterol HDL (colesterol bom) e redução das taxas de triglicerídeos, e no controle glicêmico. Por isso, deve-se atentar para não enjerir altos níveis de gorduras, pois podem aumentar o colesterol ruim (LDL)
Low Carb em 1 Minuto vai te ajudar a emagrecer de forma saudável, saborosa e definitiva! Tudo cientificamente comprovado e sem ter que passar fome, comer comidas sem graça, contar calorias ou perder horas se matando na academia.
Conclusão: Você vai emagrecer comendo o que gosta. Para adquirir é só clicar na imagem.
Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.
Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.
Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.
Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.
Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.
Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.